Catarata: conheça os sintomas, as causas e o tratamento da doença


Home > Notícias > Catarata: conheça os sintomas, as causas e o tratamento da doença

Catarata: conheça os sintomas, as causas e o tratamento da doença

09 Aug, 2023Victória Resende

Comum com o avanço da idade, doença pode levar à cegueira se não for tratada

 

A catarata é uma doença que afeta a visão, tornando a lente natural dos olhos, conhecida como cristalino, opaca ou turva. O cristalino desempenha o importante papel de focalizar a luz que entra nos olhos, permitindo-nos enxergar objetos com clareza.

 

Com o avanço da idade, as proteínas presentes no cristalino podem aumentar de espessura e diâmetro, resultando na formação de pequenas áreas opacas e turvas, que dificultam a passagem da luz e afetam a nitidez da visão. A vista embaçada é um dos principais sintomas da catarata que, se não for tratada, pode progredir e levar à cegueira.

 

Sintomas

 

Quando a catarata se desenvolve, a luz não consegue atingir totalmente a retina, onde estão localizados os receptores fotossensíveis. Isso causa dificuldade em enxergar com nitidez. No início, a pessoa pode sentir como se a lente dos óculos estivesse embaçada ou como se houvesse uma névoa na frente dos olhos. Conforme a doença avança, a dificuldade em enxergar aumenta progressivamente.

 

Outros sintomas que podem ocorrer incluem visão dupla, sensibilidade à luz ou imagens distorcidas. A pessoa também pode ter dificuldade para fazer atividades corriqueiras, como dirigir, ler e andar. As cores também podem parecer desbotadas e sem vida.

 

Causas

 

Embora a principal causa da doença seja o envelhecimento – é mais comum em pessoas com mais de 50 anos – também pode ocorrer em crianças. É a chamada catarata congênita, que se desenvolve devido a problemas genéticos ou porque as mães tiveram rubéola, sífilis ou toxoplasmose durante o primeiro trimestre da gravidez.

 

Outras causas de catarata incluem diabetes, uso sem recomendação médica de colírios (especialmente aqueles que contêm corticoides), inflamações dentro dos olhos, traumas, como socos ou batidas fortes na área dos olhos, e exposição excessiva à radiação.

 

Saiba mais: Diabetes gestacional: riscos, diagnóstico e tratamento (fazer link building com artigo publicado no site)

 

Diagnóstico e tratamento

 

O oftalmologista é o médico responsável por fazer o diagnóstico da catarata através de um exame ocular abrangente.

 

A única forma efetiva de tratamento para a catarata é a cirurgia, procedimento no qual o cristalino opaco é removido e substituído por uma lente intraocular artificial. Existem diferentes técnicas cirúrgicas disponíveis, como a facoemulsificação, na qual o cristalino é fragmentado e removido por ultrassom, e a extração extracapsular, na qual o cristalino é removido em uma peça única.

 

Após a cirurgia, a visão geralmente melhora significativamente, e muitas pessoas não precisam mais usar óculos de correção. No entanto, em alguns casos, pode ser necessário o uso de óculos para corrigir problemas de visão restantes.

 

Agende sua consulta no Memorial Visão

 

O Hospital Memorial é referência no tratamento de catarata no Vale do São Francisco. Além de um moderno complexo hospitalar, contamos com a extensão Memorial Visão, exclusivo para consultas oftalmológicas.

 

Agende sua consulta agora mesmo: clique aqui.

Sugestões e reclamações

Serviço de emergência