Mapa


O que é o Mapa?

Mapa - Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial - é um exame que registra indireta e intermitentemente a pressão arterial durante 24 horas. Nesse período, o paciente realiza suas atividades habituais e também há o monitoramento durante o sono.

Para que serve?

O Mapa auxilia no diagnóstico de hipertensão arterial e também serve para monitorar a eficácia do tratamento anti-hipertensivo. Além disso, o Mapa é frequentemente usado para pesquisar sintomas possivelmente relacionados à “pressão baixa” (hipotensão arterial).

Diferenças entre Mapa e Holter

O Holter registra a atividade elétrica do coração e as suas variações no período de 24 horas. O seu principal objetivo é identificar arritmias cardíacas.

Já o Mapa visa monitorar a pressão arterial e suas variações no período de 24h.

Como é feita a preparação?

Como não pode haver contato do aparelho com a água, nem sua desinstalação até o final do exame, é necessário que o paciente tome banho antes de colocar o Mapa. Também é indicado levar um cinto para que o aparelho seja colocado na cintura. É importante informar horário e nome de todos os medicamentos utilizados e seguir as orientações médicas quanto à administração.

Como o exame é realizado?

O Mapa será “instalado” no paciente, para que a pressão arterial seja monitorada a cada 20 minutos durante 24 horas.

Um pequeno gravador, que é colocado na cintura, um tubo fino de plástico (manguito) e uma braçadeira compõem o equipamento. A cada 20 min, o monitor “sopra” automaticamente a braçadeira e realiza o registro da pressão.

Após o exame, as informações do monitor serão acessadas pelo computador, no qual um programa irá desenhar um gráfico das pressões arteriais nas 24 horas.

Recomendações durante o exame

  • O braço onde o aparelho estiver instalado precisa permanecer imóvel e relaxado durante as aferições;
  • O paciente não deve deitar ou exercer qualquer tipo de pressão sobre o braço em que está o manguito. Por isso, é indicado que se durma do lado contrário ao que o aparelho está colocado;
  • As atividades rotineiras devem ser seguidas, assim como a anotação dos horários das medicações e suas doses. Os horários em que acordou, dormiu, fez exercícios e se alimentou também devem ser colocados no relatório;
  • É importante também informar sobre eventuais sintomas, como cansaço após exercícios físicos de longa duração.

Sugestões e reclamações

Serviço de emergência