Tomografia


Home > Exames e procedimentos > Tomografia

O que é tomografia?

A Tomografia é um exame de imagem não invasivo capaz de visualizar os órgãos internos do corpo, esqueleto e vias aéreas em 360 graus. Portanto, o exame gera imagens “fatiadas” reconstruídas tridimensionalmente e que podem ser analisadas dos mais diversos ângulos.

Para que serve?

A Tomografia tem o objetivo de visualizar, através de imagens de alta resolução, diversas partes do corpo: cérebro, rins, ossos, fígado, pulmões, pâncreas, ovários, pleura e vias biliares.

Esse exame, devido ao nível de detalhamento de imagens, também é muito útil em detectar nódulos ainda pequenos com potencial de se tornar tumores. Além disso, a tomografia auxilia no diagnóstico e avaliação de doenças como: embolia pulmonar, AVCs, pneumonia, traumas cranianos, edema cerebral, derrame pleural, aneurismas, fraturas e hemorragias.

Como é feita a preparação?

O preparo irá variar conforme o tipo de Tomografia e a região que será avaliada.

Quando o uso de contraste (substância que permite uma visão mais nítida dos tecidos e vasos sanguíneos) é necessário, o paciente precisa permanecer em jejum antes do exame, geralmente nas 8 horas anteriores. Quando a área examinada for do aparelho digestivo, em alguns casos, o uso de laxantes pode ser recomendado.

Joias, acessórios de metal e roupas com zíperes não devem ser utilizados durante o exame. Para isso, o Hospital oferece um avental para o paciente usar no momento da tomografia.

Como o exame é realizado?

O paciente deita-se na maca do equipamento e assim deve permanecer durante todo o exame. A estrutura desliza enquanto um aparelho de escâner a sua volta, em forma de “roda”, captura as imagens da região a ser avaliada. O paciente não deve se movimentar durante a Tomografia para não haver alterações nas imagens.

A Tomografia não é dolorosa e, normalmente, não causa desconfortos em pessoas que têm claustrofobia (porque o escâner não é estreito como o da ressonância magnética). No entanto, alguns pacientes podem sentir enjoo e dor de cabeça após a administração do contraste.

Pacientes que possuem marca-passo, port-a-cath e outros dispositivos, devem informar ao médico/técnico responsável para que outros cuidados sejam tomados.

A duração do exame varia de acordo com a região avaliada, no entanto, não costuma ultrapassar 25 minutos.

A Tomografia é contraindicada para gestantes e pessoas alérgicas a iodo (quando o uso do contraste é necessário).

É sempre recomendável que cada pessoa consulte as especificidades do seu exame no momento do agendamento.

Sugestões e reclamações

Serviço de emergência