Radiografia


Home > Exames e procedimentos > Radiografia

O que é Radiografia?

A radiografia é popularmente conhecida como raios x. É o exame de imagem mais antigo do mundo, além de ser não-invasivo e funcionar usando radiação em baixas doses para detectar anormalidades na estrutura de órgãos internos e ossos.

Para que serve?

Os raios X identificam problemas como fraturas nos ossos e ajudam a detectar doenças como a pneumonia, através da radiografia de tórax. Também podem haver outras indicações, como para rastrear a presença de doenças agudas no abdômen (inflamações e infecções em geral). Alterações no pulmão e nas vias aéreas superiores também podem ser avaliadas através da Radiografia.

Como é feita a preparação?

Não é necessário nenhum tipo de preparação especial (como jejum, por exemplo).

A recomendação mais convencional é que não se utilize acessórios de metal durante a realização do exame.

Como o exame é realizado?

No tipo de solicitação mais comum, o(a) paciente fica em pé ou é posicionado em uma maca, com a região a ser avaliada visível para a máquina. O aparelho de raios X, então, emite um feixe de elétrons que atravessa o corpo com maior ou menor dificuldade, dependendo da densidade da área – ou seja, quanto mais denso um órgão ou estrutura, mais branco aparecerá na imagem.

A “fotografia” é capturada em alguns segundos e, minutos depois, imagens bidimensionais são impressas em uma chapa.

Como todos os exames que usam radiação, os pacientes não podem usar nenhum acessório de metal durante a Radiografia. Além disso, esse procedimento também é contraindicado para gestantes.

Sugestões e reclamações

Serviço de emergência