O Ecocardiograma Transtorácico, também conhecido como “ecocardiografia”, é o tipo de Ecocardiograma mais realizado. O exame consiste em uma ultrassom da região do peito, para avaliar o coração do paciente.
O Ecocardiograma serve para identificar doenças cardíacas no geral. Ele gera imagens de maior qualidade em relação a outros exames, além de mostrar a percepção do movimento. Nesse caso, o paciente não é exposto a radiação e o exame não é invasivo.
Algumas características do órgão podem ser analisadas, como: aparência, tamanho, formato e espessura, além do fluxo sanguíneo e capacidade de funcionamento. Portanto, o Ecocardiograma auxilia na detecção de diversas doenças ou condições, que podem estar desenvolvidas ou em potencial.
Para o Ecocardiograma Transtorácico não é necessária preparação específica.
No Ecocardiograma Transtorácico, o paciente deita-se na maca e o especialista desliza o transdutor sobre a pele,c om o auxílio de um gel que é aplicado na região do peito esquerdo.
Ondas sonoras são emitidas pelo aparelho, que ao encontrarem a massa dos órgãos, geram ecos que, posteriormente, são transformados em imagens. Essas imagens podem ser bidimensionais (Ecocardiograma convencional) ou tridimensionais (3D) – este segundo permite um maior detalhamento da área analisada.
A duração média do exame é de 15 a 20 minutos e o paciente pode acompanhar tudo em tempo real.
Outros exames
Ultrassonografias
ECGs
ECGs
- Alergologia e cirurgia vascular
- Anestesia
- Cardiologia
- Cirurgia de cabeça e pescoço
- Cirurgia geral
- Cirurgia plástica
- Cirurgia oncológica
- Clínico geral
- Dermatologia
- Endocrinologia
- Fonoaudiologia
- Gastroenterologia
- Ginecologia
- Hematologia
- Hepatologia
- Mastologia
- Neurologia
- Neurocirurgia
- Nutrição
- Oncologia
- Otorrinolaringologia
- Ortopedia
- Psicologia
- Urologia