A Ultrassonografia de Vias Urinárias é um exame de ultrassom que analisa órgãos do aparelho urinário. Órgãos como rins, ureteres, uretra, bexiga, e no caso dos homens, próstata, são avaliados nesse tipo de exame.
O ultrassom das vias urinárias é utilizado para a avaliação e o diagnóstico de alterações no aparelho urinário. Essas condições podem ser resultado de malformações anatômicas, refluxos, presença de cálculos ou tumores. As principais condições e alterações que o exame pode identificar são:
-
Infecção urinária;
-
Alterações na parede da bexiga;
-
Alterações no tamanho ou estrutura renal;
-
Identificar pedras, cistos ou obstruções nos rins;
-
Cálculos renais, também conhecido como pedra nos rins;
-
Insuficiência renal;
-
Doença policística renal (excesso de cistos);
-
Órgãos reduzidos.
Esse exame requer uma preparação específica de acordo com o método e tipo do exame a ser realizado.
Ultrassonografia do aparelho urinário simples:
É necessário ingerir de dois a cinco copos de água duas horas antes da realização do exame e reter a urina. Esse processo, que permite a transmissão das ondas sonoras que geram as imagens, facilita a visualização dos órgãos a serem examinados. Caso tenha sido realizado exames e imagens anteriores, é indicado levar para o médico responsável.
Ultrassonografia do aparelho urinário em crianças:
Crianças menores de sete anos não precisam ingerir grandes quantidades de líquidos. A partir dessa idade até os 15 anos, é necessária a ingestão de quatro copos de água meia hora antes da realização do exame.
Ultrassom do aparelho urinário com Doppler:
Diferentemente do ultrassom simples, este requer jejum absoluto de pelo menos seis horas, inclusive de água, retendo a urina durante pelo menos duas horas antes da realização do exame. É indicado não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas na véspera do procedimento. Medicamentos de uso contínuo devem ser mantidos, e também é necessário levar exames de imagens anteriores.
Como qualquer outro exame de imagem, na ultrassonografia do aparelho urinário o profissional responsável desliza o transdutor sob o abdômen, com a ajuda de um gel. O paciente permanece durante todo o procedimento deitado sob a maca.
O método é seguro, não invasivo e indolor, não utiliza nenhum tipo de radiação e nem gera efeitos colaterais. Também não possui reações ou contra indicações.
O resultado do ultrassom das vias urinárias é imediato.
Outros exames
Ultrassonografias
ECGs
ECGs
- Alergologia e cirurgia vascular
- Anestesia
- Cardiologia
- Cirurgia de cabeça e pescoço
- Cirurgia geral
- Cirurgia plástica
- Cirurgia oncológica
- Clínico geral
- Dermatologia
- Endocrinologia
- Fonoaudiologia
- Gastroenterologia
- Ginecologia
- Hematologia
- Hepatologia
- Mastologia
- Neurologia
- Neurocirurgia
- Nutrição
- Oncologia
- Otorrinolaringologia
- Ortopedia
- Psicologia
- Urologia