O Holter é um tipo de eletrocardiograma, portanto, consiste em um exame que gera graficamente a atividade elétrica do coração durante o seu funcionamento.
A diferença entre o Holter e um eletrocardiograma comum é que, ao invés de permanecer deitado em uma maca por alguns minutos, o paciente utiliza o aparelho por 24 horas durante suas atividades rotineiras.
O principal objetivo o Holter é investigar arritmias cardíacas (“palpitações”), isquemia miocárdica, síncope, além de realizar avaliação de marcapasso.
O Holter possibilita um diagnóstico muito mais preciso, não apenas das arritmias, mas também da isquemia miocárdica silenciosa e risco de morte súbita.
Geralmente, o Holter é solicitado de forma complementar para analisar o que outros exames não conseguiram, dando mais apoio ao diagnóstico. Em relação ao aparelho, atualmente eles são menores e leves, gerando maior praticidade e conforto ao paciente na realização do exame.
A região do tórax passará por uma limpeza para que sejam fixados os eletrodos (um tipo de adesivo com gel condutor).
Sobre os eletrodos são colocados alguns esparadrapos para maior fixação e para minimizar movimentações que possam atrapalhar o traçado eletrocardiográfico.
Durante 24 horas, os eletrodos irão registrar a movimentação do coração, captando dados como frequência e velocidade dos batimentos. Essas informações são enviadas para o Holter e permanecem gravadas para serem analisadas pelo médico posteriormente.
O paciente deve seguir a sua rotina com normalidade durante o uso do aparelho. No entanto, alguns cuidados precisam ser tomados para que não haja interferência no resultado do exame. São eles:
-
A depender da avaliação médica, medicações para doenças cardiovasculares podem ser suspensas;
-
Atividades físicas de alto impacto devem ser evitadas, porque podem causar descontinuidades ou acelerações no ritmo dos batimentos;
-
O Holter não pode molhar, portanto, o uso de chuveiro ou idas à piscina, devem ser suspensos;
-
Colchões magnéticos também devem ser evitados.
É importante que o relatório com registro de atividades diárias e sintomas (com seus respectivos horários) seja preenchido. O Holter não causa dor ou efeitos colaterais e também não é necessário nenhum tipo de cuidado posterior ao exame.
Outros exames
Ultrassonografias
ECGs
ECGs
- Alergologia e cirurgia vascular
- Anestesia
- Cardiologia
- Cirurgia de cabeça e pescoço
- Cirurgia geral
- Cirurgia plástica
- Cirurgia oncológica
- Clínico geral
- Dermatologia
- Endocrinologia
- Fonoaudiologia
- Gastroenterologia
- Ginecologia
- Hematologia
- Hepatologia
- Mastologia
- Neurologia
- Neurocirurgia
- Nutrição
- Oncologia
- Otorrinolaringologia
- Ortopedia
- Psicologia
- Urologia