A Ultrassonografia Transvaginal é um exame de ultrassom que analisa toda a região pélvica feminina, de órgãos como: útero, ovários e tubas uterinas. Normalmente é solicitado como parte dos exames de rotina da saúde da mulher.
Esse procedimento serve para identificar ou avaliar traumas, patologias ou alterações. As mais comuns são:
-
Sinal de aborto;
-
Batimentos cardíacos fetais;
-
Exame da placenta;
-
Dor pélvica;
-
Cistos ou miomas uterinos.
Por ser realizado via vaginal, a imagem é mais nítida e consegue alcançar mais detalhes do que a ultrassom convencional.
O procedimento geralmente é rápido e indolor, podendo causar pequeno desconforto. As imagens são obtidas em tempo real pelas ondas sonoras de alta frequência emitidas pelo aparelho.
Não há uma preparação específica para esse exame. No entanto, recomenda-se que se utilize roupas confortáveis que possam ser retiradas facilmente.
Esse exame pode ser realizado mesmo no período menstrual, contudo, não se pode utilizar absorvente íntimo.
A depender da situação, o médico pode solicitar que o exame seja realizado com a bexiga cheia com o objetivo de afastar o intestino e obter as imagens com mais facilidade.
Com o auxílio de um gel, é inserido via vaginal um transdutor de ultrassom, que permite analisar de perto os órgãos do útero.
O exame é totalmente indolor, mas por ser feito via vaginal, pode haver algum desconforto no manuseio da máquina para obter as requeridas imagens, o que varia de paciente para paciente e de quais órgãos foram solicitadas as imagens.
Outros exames
Ultrassonografias
ECGs
ECGs
- Alergologia e cirurgia vascular
- Anestesia
- Cardiologia
- Cirurgia de cabeça e pescoço
- Cirurgia geral
- Cirurgia plástica
- Cirurgia oncológica
- Clínico geral
- Dermatologia
- Endocrinologia
- Fonoaudiologia
- Gastroenterologia
- Ginecologia
- Hematologia
- Hepatologia
- Mastologia
- Neurologia
- Neurocirurgia
- Nutrição
- Oncologia
- Otorrinolaringologia
- Ortopedia
- Psicologia
- Urologia