Cirurgia plástica


Home > Especialidades > Cirurgia plástica

Sobre a cirurgia plástica

A reconstituição de alguma parte do corpo humano é uma das principais finalidades da cirurgia plástica. Retirando ou transferindo tecidos entre diferentes regiões é possível se reconstruir anatômica e funcionalmente algum local acometido por deformidades, sejam elas adquiridas ou congênitas. Ela pode ser dividida em duas áreas, de acordo com sua necessidade ou objetivo: cirurgia plástica reparadora e cirurgia plástica estética.

Saiba mais sobre a Cirurgia Plástica

Na cirurgia plástica restauradora, por exemplo, são feitos procedimentos cirúrgicos de pacientes que passaram por traumas severos, como acidentes e queimaduras e que desejam reparar a aparência que tinham antes do ocorrido ou melhorar a aparência para melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Pacientes com defeitos congênitos também podem passar pelo processo de uma cirurgia plástica reconstrutora.

Pacientes que tiveram tumores, como, por exemplo, o câncer de mama, e tiveram o seio removido em um procedimento chamado mastectomia, podem passar por procedimentos de cirurgia plástica reconstrutora, com o objetivo de ajudar a melhorar a aparência da mama e ajudar na autoestima da paciente.

Existem cirurgias plásticas feitas por motivos estéticos, como as que são feitas para ampliar o tamanho dos seios, a chamada mamoplastia, diminuir a quantidade de rugas e marcas de expressão e até mesmo remover parte da gordura localizada em determinada parte do corpo, na chamada lipoaspiração.

Cirurgias plásticas mais comuns

  • Reconstrução da mama;
  • Cirurgia bariátrica;
  • Cirurgia em decorrência de câncer de pele;
  • Reparação de lábio leporino e fenda palatina;
  • Reconstrução de orelha;
  • Redução de cicatrizes.

Sugestões e reclamações

Serviço de emergência