Antibióticos são frequentemente utilizados para amenizar a dor de garganta, mas o uso inadequado desses medicamentos pode trazer complicações
A dor de garganta é uma sensação incômoda que muitos de nós já experimentamos. Esse desconforto ocorre quando a garganta é atacada por agentes patogênicos, como vírus e bactérias, e se inflama como forma de defesa do corpo.
Para aliviar as dores, é comum que tenhamos em casa remédios que prometem amenizar os sintomas, e nessa gama de opções, os antibióticos são frequentemente utilizados. É importante destacar, no entanto, que o uso desses medicamentos não é indicado em todos os casos. Isso porque a maioria das dores de garganta é causada por vírus, que não podem ser tratados com antibióticos.
Quando os antibióticos devem ser utilizados?
Os antibióticos só devem ser utilizados quando há evidência de infecção bacteriana, identificada por um médico após atendimento e exame físico. Nesse caso, o uso adequado de antibiótico auxilia no tratamento da infecção e alívio dos sintomas.
Já o uso indevido de antibióticos pode levar a um aumento da resistência bacteriana, ocasionando infecções mais longas e de difícil tratamento. Por isso, é fundamental seguir as orientações médicas quanto à dose e duração do tratamento com antibióticos e não interrompê-lo antes do tempo recomendado pelo médico.
O que fazer quando a dor de garganta se torna recorrente?
A dor de garganta recorrente pode ser um sinal de alguma condição subjacente. Alergias a poeira, mofo e ácaros, bem como doenças que afetam os seios nasais e paranasais, como rinite e sinusite, costumam causar inflamações persistentes na garganta. O refluxo gastroesofágico também pode ser um fator que desencadeia ou agrava a dor de garganta.
Além disso, é importante ficar atento a feridas ou caroços na garganta, especialmente se você for fumante, pois essas características indicam um risco maior de câncer. Nesses casos, é fundamental buscar avaliação médica imediata para um diagnóstico precoce e tratamento adequado, como medicações ou intervenções cirúrgicas.
Se você sofre com dores de garganta frequentes, é importante consultar um médico especialista para avaliar seu quadro e determinar as causas. Marque sua consulta agora mesmo no Hospital Memorial Petrolina: agende aqui.