"Sinusite" é o nome dado à inflamação dos seios nasais, que ficam localizados na região ao redor do nariz e dos olhos. Corrimento nasal, sensação de que o rosto está "preso" e dores de cabeça fazem parte do grupo de sintomas. O vírus influenza é quem causa a sinusite, portanto, é muito comum que ela ocorra nas crises de gripe. Também pode aparecer em razão do desenvolvimento de bactérias que ficam no interior dos seios nasais, presentes nas secreções.
O tratamento para a sinusite deve ser orientado por um otorrinolaringologista ou clínico geral, através do uso de sprays nasais, corticoides orais, analgésicos ou antibióticos.
Sintomas
-
Dor de cabeça;
-
Tosse que fica mais intensa à noite;
-
Secreção nasal espessa e amarelada;
-
Sensação de pressão ou entupimento no rosto;
-
Perda do olfato;
-
Nariz entupido.
Tipos de sinusite
Geralmente, a sinusite é dividida em 2 tipos principais:
-
Sinusite aguda: dura aproximadamente 3 semanas. Geralmente, é resultado de uma infecção por vírus;
-
Sinusite crônica: ultrapassa as 12 semanas de duração. Geralmente, é causada por bactérias.
A sinusite pode ainda ser classificada conforme os seios nasais que são afetados: unilateral, quando afeta somente os seios nasais de um dos lados e bilateral, quando os seios nasais de ambos os lados são afetados.
Quanto à origem, os casos de sinusite alérgica geralmente são os mais complexos de tratar devido à dificuldade de identificar qual o agente causador da alergia. É comum nessas situações que a pessoa desenvolva sinusite crônica, com os sintomas ultrapassando 3 meses.
Diagnóstico
O otorrinolaringologista é o profissional mais indicado para diagnosticar sinusite. Normalmente, esse diagnóstico é feito com a observação clínica dos sintomas e a palpação dos seios nasais, para verificar se existe sensibilidade nessa região. No entanto, o médico também pode pedir outros exames, como:
-
Teste de alergia: eles servem para identificar uma causa alérgica quando não é possível encontrar bactérias ou vírus na análise das secreções, por exemplo;
-
Endoscopia nasal: um pequeno tubo pelo nariz é introduzido para observar os seios nasais por dentro. Isso permite identificar se existem outros problemas como pólipos nasais;
-
Colheita de secreções nasais: é recolhida uma amostra das secreções do nariz para ser analisada em laboratório e identificar (ou não) a presença de micro-organismos;
-
Tomografia computadorizada: é solicitada para constatar se existe alguma inflamação profunda, que pode não aparecer na endoscopia nasal. Também é possível observar a anatomia dos seios nasais através desse exame.
Tratamento
O uso desses remédios são mais comuns no tratamento da sinusite:
-
Antibióticos orais: usados somente em casos de sinusite causada por bactérias;
-
Antigripais: esses remédios agem nos sintomas da gripe, ajudando a aliviar a sensação de peso no rosto e as dores de cabeça;
-
Sprays nasais: ajudam a desobstruir as narinas.
A lavagem nasal com soro fisiológico pode complementar o tratamento, bem como inalações para diminuir os sintomas.
Outros cuidados
Outras medidas também podem ajudar a aliviar mais rapidamente os sintomas da sinusite, como evitar ficar em locais fechados por muito tempo, não ter contato com poeira ou fumaça e ingerir cerca de 2 litros de água por dia.
Caso você apresente esses sintomas, agende uma consulta aqui em nosso site com os especialistas do Hospital Memorial.