As micoses de pele são causadas pela presença de fungos e podem aparecer em qualquer parte do corpo.
O aparecimento de sintomas como vermelhidão, coceira e descamação na pele pode ser sinal de micose. Essa doença pode ser classificada em diferentes tipos, conforme a região que o fungo se surge e se desenvolve. Quando os sintomas surgem na virilha, por exemplo, recebe o nome de tinea inguinal. Nas unhas, a micose se chama onicomicose. O calor e o suor, que ocorrem mais no verão, favorecem o aumento dos fungos que habitam a pele, causando a infecção. Por isso, é preciso atenção redobrada nesse período!
Agora vamos conhecer um pouco mais sobre os principais tipos de micose de pele.
1) Candidíase
A candidíase é causada pelo fungo do gênero Candida, que normalmente é do subtipo albicans - um microorganismo que está naturalmente presente na região genital de homens e mulheres e também na mucosa bucal. Quando ocorrem alterações na imunidade, por exemplo, a quantidade desse fungo pode aumentar, levando ao aparecimento dos sintomas da infecção.
A candidíase vaginal é bastante comum nas mulheres devido ao aumento da concentração deste fungo, o que acontece principalmente quando o sistema imunitário está enfraquecido. Também é comum em casos de diabetes, quando existe má higiene ou depois de tratamento com alguns corticoides ou antibióticos. Já a candidíase oral ocorre principalmente em bebês, por conta da imunidade ainda em desenvolvimento. Em adultos com o sistema imunitário fragilizado devido a gripes, HIV ou doenças crônicas, por exemplo, a candidíase oral também pode ocorrer.
Tipos de tratamento:
Para a candidíase oral, o tratamento pode ser em casa com o uso de antifúngicos líquidos, em gel ou enxaguantes bucais, como a nistatina. Em casos mais graves, podem ser prescritos antifúngicos orais, como o fluconazol, conforme indicação do médico. Para a candidíase genital, podem ser utilizadas pomadas e/ou comprimidos orais, como o fluconazol, cetoconazol ou clotrimazol.
2) Impingem
Também conhecida por tinea corporis, a impingem pode surgir em qualquer área do corpo. Essa micose é caracterizada por uma erupção cutânea vermelha, com uma pele mais clara no centro.
Tipos de tratamento:
O tratamento é feito com uso tópico de pomadas antifúngicas e cremes como cetoconazol, isoconazol, clotrimazol ou terbinafina. Se os sintomas persistirem mesmo com a aplicação dos cremes, é necessário consultar um médico, para que sejam receitados comprimidos antifúngicos.
3) Tinea do couro cabeludo
Tinea capitis, como também é conhecida, é uma micose que pode se originar a partir de diversos fungos, causando até mesmo queda de cabelo.
Tipos de tratamento:
Geralmente, são receitados medicamentos antifúngicos orais, bem como loções e/ou shampoos.
3) Frieira
Conhecida também como pé-de-atleta ou tinea pedis, a frieira é uma micose da pele causada pelos fungos Microsporum, Epidermophyton ou Trichophyton. Como o nome sugere, essa infecção acomete áreas na sola dos pés e entre os dedos.
Tipos de tratamento:
Geralmente, para tratar frieira são usados cremes ou pomadas antifúngicas. Em alguns casos, os sintomas podem não sumir, fazendo-se necessária a administração de comprimidos antifúngicos por aproximadamente 3 meses.
4) Onicomicose
Essa infecção, também conhecida como micose de unha, provoca amarelamento, deformação e engrossamento no local. Ela pode "passar" para áreas no entorno ou para as unhas dos pés, por exemplo.
Tipos de tratamento:
A onicomicose pode ser tratada com comprimidos antifúngicos ou com pomadas e esmaltes para a micose de unha, como a micolamina ou o fungirox. Também pode ser recomendado o uso de laser para eliminar o fungo através dos raios infravermelhos. O tratamento para onicomicose costuma ser demorado, pois o fungo só é eliminado por completo quando a unha cresce. Por isso, demora geralmente 6 meses para a micose das unhas das mãos e 1 ano para a micose das unhas dos pés.
5) Pitiríase versicolor
Conhecida como micose de praia ou pano branco, a pitiríase versicolor é uma micose causada pelo fungo Malassezia furfur. Esse fungo produz uma substância que bloqueia a produção de melanina pela pele quando exposta ao sol. Por isso, nos locais onde o fungo está, a pele não fica bronzeada e isso leva ao aparecimento de manchas esbranquiçadas.
Tipos de tratamento:
O tratamento para pano branco inclui o uso de remédios (fluconazol ou antifúngicos em forma de cremes, sprays ou pomadas). Tudo irá depender do nível e extensão das manchas. Mas é possível que a micose retorne após o tratamento, então nesses casos, é recomendado buscar um dermatologista para um tratamento mais prolongado.
Como é possível notar, as micoses de pele são várias e os tratamentos são similares, mas é necessário acompanhamento médico para que uma avaliação criteriosa seja feita e a melhor solução seja encontrada. No Hospital Memorial de Petrolina, estamos prontos para te atender. Agenda uma consulta aqui pelo nosso site.