Mastite: causas, sintomas e tratamentos


Home > Notícias > Mastite: causas, sintomas e tratamentos

Mastite: causas, sintomas e tratamentos

09 Aug, 2023Victória Resende

Inflamação no tecido das mamas é comum em mulheres que estão amamentando

 

A mastite é uma inflamação no tecido das mamas comum em mulheres que estão amamentando. Geralmente, é desencadeada por uma infecção bacteriana decorrente de fissuras nos mamilos ou ingurgitação mamária, popularmente conhecida como empedramento (quando há acúmulo de leite nos ductos mamários), causando sintomas como dor, inchaço, vermelhidão e sensibilidade na mama.

 

Essa condição costuma ocorrer principalmente entre a segunda e a quinta semana pós-parto, mas isso não significa que não possa acontecer em outros momentos, inclusive anos após a amamentação. Continue no texto para saber mais.

 

Tipos de mastite

 

Há dois tipos de mastite, a aguda e a crônica, e cada uma delas possui causas diferentes:

 

  • Mastite aguda: é a inflamação ocasionada pelo acúmulo de leite nos ductos mamários (empedramento) e ocorre quando ele não é completamente drenado durante a amamentação. O tipo agudo costuma durar cerca de 30 dias, geralmente afeta uma parte da mama e causa dor e inchaço;

  • Mastite crônica: tem duração superior a 30 dias e pode ocasionar abscessos e fístulas na pele. É o tipo infeccioso da mastite e pode ser causado pela bactéria da tuberculose, pelo vírus da herpes zoster e até mesmo pelo agente causador da sífilis. Além dessas infecções, outras condições podem favorecer a inflamação da glândula mamária.

 

Tratamento

 

O tratamento da mastite geralmente envolve uma combinação de cuidados em casa e intervenção médica. Veja algumas opções comuns de tratamento:

 

  • Esvaziar completamente a mama: é fundamental esvaziar completamente a mama durante a amamentação, por meio da extração manual ou com uma bomba de leite. Isso ajuda a remover o acúmulo de leite e aliviar a pressão nos ductos mamários;

  • Antibióticos: se a mastite for causada por uma infecção bacteriana, o médico pode prescrever antibióticos seguros para uso durante a amamentação. É importante seguir as orientações médicas para garantir que a infecção seja completamente eliminada;

  • Analgésicos e anti-inflamatórios: medicamentos como paracetamol ou ibuprofeno podem ser recomendados para aliviar a dor e a inflamação associadas à mastite. Consulte o médico antes de tomar qualquer medicação para garantir que seja indicada para a amamentação.

 

É possível continuar amamentando durante a mastite?

 

Sim, é possível e recomendado manter a amamentação durante o tratamento da mastite, pois isso auxilia no tratamento do empedramento. A única exceção é quando ocorre a saída de pus pelo mamilo. Nesse caso, a amamentação na mama afetada deve ser suspensa, mas a mulher pode continuar amamentando na mama saudável.

 

Quanto ao uso de medicamentos, o médico irá prescrever aqueles que são compatíveis com a amamentação e que não representam riscos para o recém-nascido.

 

Apresentou algum desses sintomas?

 

Agende sua consulta com um de nossos médicos: clique aqui. O Hospital Memorial está pronto para te atender.

Sugestões e reclamações

Serviço de emergência