A laringite pode surgir em decorrência do contato com um vírus ou com uma bactéria, assim como por esforço vocal inadequado.
Laringe: que órgão é esse?
A laringe faz parte do sistema respiratório e está localizada no pescoço. Ela conecta a boca e o nariz a outros órgãos do corpo, como pulmão e estômago. Quando a laringe está infeccionada ou inflamada, geralmente o paciente é diagnosticado com laringite.
Quais as principais causas da laringite?
As causas que levam ao quadro de laringite são diversas. Aqui estão algumas delas:
-
Contato com um vírus ou bactéria;
-
Reação alérgica;
-
Longos períodos falando;
-
Cantar sem o devido aquecimento;
-
Refluxo gastroesofágico;
-
Consumo excessivo de álcool;
-
Tabagismo.
Professores, locutores, cantores e profissionais que usam a voz constantemente, além de tabagistas e pessoas com refluxo gastroesofágico, costumam desenvolver laringite com mais facilidade.
Quais são os principais sintomas de laringite?
Entre os mais comuns, podemos destacar:
-
Dor de garganta frequente;
-
Sensação de coceira, ardência ou irritação na garganta;
-
Rouquidão;
-
Perda da voz;
-
Dor ao engolir;
-
Febre e tosse;
-
Pigarro constante;
-
Sensação de garganta seca.
Como é o tratamento da laringite?
O tratamento contra a laringite, geralmente, é feito com medicamentos que aliviam os sintomas. No caso de paciente com refluxo, podem ser receitados remédios que atuam na neutralização ou redução do ácido estomacal.
Quando a laringite é ocasionada por uma bactéria, pode ser necessário fazer o uso de antibióticos. Além disso, repousar a voz é fundamental para melhorar esse quadro, além de manter-se bem hidratado.
Se você apresenta alguns desses sintomas, busque um otorrinolaringologista. No Hospital Memorial temos essa especialidade e estamos prontos para te atender.