O leite materno garante todos os nutrientes necessários para um crescimento e desenvolvimento dentro da normalidade, além de trazer vários benefícios para a saúde do bebê, como o fortalecimento do sistema imunológico, prevenção da desnutrição e regulação do intestino.
Até os 6 meses de vida, o leite materno é o único alimento que o bebê necessita, não sendo preciso complementar sua alimentação com nenhum outro alimento ou líquidos, - nem água.
Confira agora quais outros benefícios o leite materno proporciona para a saúde do bebê:
1. Facilita a digestão
O intestino do bebê não oferece resistência ao leite materno, isso quer dizer que ele é facilmente digerido. Isso favorece uma adequada absorção de nutrientes essenciais e o aumento das mamadas. Então, quando a criança toma fórmulas em pó, a digestão fica comprometida e pode ocasionar em desconfortos gástricos.
2. Evita a anemia
O leite materno contém vitamina B12, ácido fólico e um tipo de ferro que é facilmente absorvido pelo intestino do bebê. Todos são muito importantes para a produção de células que transportam o oxigênio no sangue – os glóbulos vermelhos.
3. Promove o desenvolvimento do sistema nervoso
O leite materno é rico em um tipo de gordura que constitui os neurônios e favorece as habilidades de memória, atenção, aprendizagem e comunicação.
Essa gordura chama-se DHA e é um dos componentes do ômega-3, importante nutriente para prevenir problemas neurológicos como Alzheimer e TDAH.
4. Previne alergias alimentares
Os bebês que consomem exclusivamente leite materno até os 6 meses de vida possuem uma chance reduzida de desenvolvimento de alergias alimentares, principalmente alergias ao leite, a peixes, frutos do mar, soja, ovo e amendoim.
5. Fortalece o sistema imunológico
O leite materno é rico em anticorpos que são produzidos pela mãe, logo, esse alimento fortalecer a defesa do organismo do bebê naturalmente e o protege contra problemas como asma, pneumonia e gripes.
Quando o bebê fica doente, geralmente, o organismo da mãe aumenta a quantidade de proteínas e células de defesa no leite, o que auxilia fortemente na recuperação da criança.
6. Diminui as cólicas e desconfortos gástricos
Como o leite materno é muito fácil de ser digerido, isso evita problemas como cólicas intestinais, estomacais e gases. Ele também contém substâncias que protegem e regeneram o intestino do recém-nascido.
7. Evitar diarreias
Rico em bactérias que constituem o intestino do recém-nascido, o leite materno ajuda no desenvolvimento de uma flora intestinal equilibrada. Essa flora age como uma barreira de proteção, a qual também auxilia na digestão e na regulação das atividades intestinais.
8. Prevenir obesidade
O leite materno tem funções anti-inflamatórias, logo, crianças que o consumiram durante a infância possuem risco reduzido para desenvolver obesidade, problemas cardíacos e diabetes ao longo de toda a vida.