De diabetes à obesidade: quais as 4 doenças metabólicas mais comuns


Home > Notícias > De diabetes à obesidade: quais as 4 doenças metabólicas mais comuns

De diabetes à obesidade: quais as 4 doenças metabólicas mais comuns

10 Nov, 2022Hospital Memorial

O conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos é o que chamamos de metabolismo. Para entender como esse processo é inerente à nossa saúde, vamos relacioná-lo a três funções vitais do corpo humano: 

·         Respiração (“processamento” de elementos essenciais para produção de energia química através do oxigênio);

·         Nutrição (inclusão desses elementos essenciais no organismo);

·         Síntese de moléculas estruturais (fazendo uso da energia produzida).

Portanto, as doenças metabólicas são desordens relacionadas a mudanças prejudiciais nessas reações - como o excesso de alguma substância no corpo ou alterações no bom funcionamento de alguns órgãos. Infelizmente, esses problemas têm aumentado progressivamente na sociedade e uma das explicações é o “estilo de vida moderno”: pouco ou nenhum exercício físico, má alimentação, rotinas de trabalho extenuantes, entre outros fatores.

A boa notícia é que a mudança de hábitos traz excelentes resultados na prevenção ou controle das desordens do metabolismo.

 

Sintomas

Muitas vezes, os sintomas das doenças metabólicas são uma consequência de outras condições associadas. Podemos destacar:

·         Problemas de colesterol – com risco de derrame e infarto.

·         Alterações de glicemia;

·         Fadiga;

·         Diabetes – com o desenvolvimento da doença;

·         Ganho de peso;

·         Dores articulares;

·         Hipertensão arterial.

 

 

Causas

A resistência à insulina é uma das principais causas do surgimento de doenças metabólicas, comumente caracterizado pelo excesso de peso ou por diabetes do tipo 2.

É válido destacar que o tabagismo pode aumentar o risco de doenças cardíacas e potencializar os efeitos das doenças metabólicas. Também pode ocorrer, porém menos frequentemente, de condições genéticas serem as causas.

 

Quais são as doenças metabólicas?

Obesidade

A principal característica da obesidade é o excesso e acúmulo de gordura corporal – fator comumente associado a outros problemas de saúde. A obesidade é causada pelas dietas ricas em gordura, ausência de atividades físicas, predisposição genética e alterações no sistema endócrino.

 

Diabetes do tipo 2

Diabetes mellitus, também conhecida apenas como diabetes, é uma doença metabólica que provoca níveis elevados de açúcar no sangue.

O hormônio insulina é o responsável por transportar o açúcar do sangue para as células a fim de ser armazenado ou utilizado como fonte energética. Com esse distúrbio, o organismo não produz insulina suficiente ou não consegue efetivamente fazer uso da insulina que produz.

Portanto, o tipo 2 da diabetes ocorre quando o corpo se torna resistente à insulina e o açúcar se acumula no sangue.

Pressão alta

 A hipertensão arterial, também conhecida como “pressão alta”, é uma condição que “força” o sangue contra as paredes das artérias, causando doenças cardíacas.

A pressão arterial é definida pela quantidade de sangue que o coração bombeia e/ou pela resistência ao fluxo sanguíneo nas artérias. Logo, quanto mais estreitas forem as artérias, maior será a pressão arterial, independentemente da quantidade do fluxo sanguíneo.

Sedentarismo, má qualidade do sono, tabagismo e que consumo excessivo de sal e gordura são fatores que contribuem para o surgimento da doença.

AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) - também conhecido como “Derrame Cerebral” - é uma doença crônica e uma das principais causas de morte, incapacidade adquirida e internações em todo o mundo.

Ela acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro se rompem ou ficam entupidos, podendo provocar a morte celular da área cerebral que ficou sem circulação, e por consequência, apresentar sequelas neurológicas motoras e cognitivas.

O acidente vascular hemorrágico tem como causa muito comum a pressão alta fora de controle e a ruptura de um aneurisma. No entanto, também pode ser provocado por outros acontecimentos, como:

·         Hemofilia ou outros distúrbios coagulação do sangue;

·         Tratamento com radiação para câncer no cérebro ou pescoço;

·         Arritmias cardíacas;

·         Doenças das válvulas cardíacas;

·         Problemas cardíacos congênitos.

 

Sobre prevenção

Como dito anteriormente, mudanças nos hábitos de vida são eficazes para prevenir ou controlar as doenças metabólicas. Por isso, recomenda-se que pessoas acima do peso reformulem a dieta e inclua legumes, frutas e laticínios com baixo teor de gordura.

Realizar atividades físicas e interromper o tabagismo também são ações importantes para implementar uma rotina mais saudável e manter o metabolismo em ordem.

Sugestões e reclamações

Serviço de emergência