Candidíase: principais causas e tratamentos


Home > Notícias > Candidíase: principais causas e tratamentos

Candidíase: principais causas e tratamentos

30 Jun, 2023Hospital Memorial

A candidíase vaginal é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans. Esse microrganismo é encontrado naturalmente no corpo humano, principalmente na região íntima das mulheres, sem causar qualquer sinal ou sintoma.

 

Quando há proliferação desse fungo, podem surgir sintomas de infecção, como:

  • Dor e ardor ao urinar;

  • Prurido intenso (coceira) na região íntima;

  • Irritação e sensibilidade genital; 

  • Dor ou desconforto durante a relação sexual.

 

São muitas as causas que podem desequilibrar a microbiota genital. Estresse, administração de antibióticos e roupas muito apertadas, por exemplo, podem desencadear esse quadro. É importante que o(a) ginecologista (ou urologista, no caso dos homens) seja consultado para que o melhor tratamento seja prescrito.

 

Principais Causas

1. Roupas íntimas sintéticas ou peças muito apertadas

Quando a ventilação da região genital é dificultada, ela fica mais úmida e a temperatura eleva, favorecendo a proliferação do fungo. Portanto, o risco de candidíase aumenta com o uso de tecidos sintéticos, calças, bermudas ou shorts muito. 

 

É fundamental usar roupas íntimas de algodão e menos apertadas, para que haja ventilação correta, impedindo assim o desequilíbrio da da microbiota genital.

 

2. Uso recente de antibióticos

Antibióticos de amplo espectro são usados para combater infecções, mas, além de eliminar as bactérias, eles também diminuem o número de “bactérias benéficas”, que por sua vez são responsáveis por impedir o crescimento dos fungos. 

 

Por isso, a microbiota genital pode ser afetada pelo uso desses medicamentos, resultando na proliferação de fungos e gerando infecção.

 

3. Estresse e ansiedade

Estresse e ansiedade em excesso são capazes de deixar mais lenta a resposta do sistema imunológico em defesa do organismo. Logo, durante períodos de grande alteração de humor é muito comum que a microbiota genital fique em desequilíbrio. 

 

4. Doenças autoimunes

Essa é uma das causas menos frequentes do desenvolvimento de candidíase. Porém, quando há uma doença autoimune (como artrite reumatoide, lúpus ou mesmo HIV ou ao câncer, podem causar a candidíase), é comum o surgimento de candidíase.

 

Em todo o caso, é aconselhado consultar uma ginecologista para analisar o histórico do paciente e identificar as possíveis causas da candidíase, indicando assim o tratamento mais apropriado.

 

O que fazer

É importante manter uma boa higiene íntima para evitar a candidíase genital.

 

Além disso, evitar vestir roupas muito apertadas e usar roupa íntima de algodão, ajuda a deixar a região mais ventilada e menos úmida. 

 

Em relação ao alívio dos sintomas, o médico pode indicar pomadas, cremes, sabonetes íntimos e/ou comprimidos antifúngicos para combater a infecção. 

 

Praticar atividades físicas e incluir técnicas de relaxamento no dia a dia também a ajudam a manter o organismo equilibrado, e consequentemente, a microbiota vaginal saudável. 

Sugestões e reclamações

Serviço de emergência