Os problemas musculares, na maioria das vezes, são os causadores da dor das costas. Eles surgem através de fatores como má postura, cansaço ou levantamento de peso inadequado e/ou em excesso. Logo, a dor nas costas pode ser amenizada com medidas simples, tais como repouso, alongamentos e aplicação de compressas quentes.
Sentir dor nas costas também pode ser um sinal de quadros mais sérios, como inflamação do nervo ciático, alterações da coluna ou cálculos renais.
Se a dor é persistente, forte e surge repentinamente ou vem com outros sintomas (febre ou limitações nos movimentos) é necessário consultar um ortopedista para avaliar a causa e iniciar o melhor tratamento.
Os principais tipos de dores nas costas são:
Lesão muscular
Dor nas costas no lado direito ou esquerdo, geralmente, é um indicativo de lesão muscular, que pode ocorrer depois de atividade física ou como resultado das atividades profissionais. Essa dor é comumente caracterizada pela sensação de peso e pode ser muito incômoda.
Para promover o alívio da dor nas costas por causa de lesão muscular, é possível colocar uma compressa morna durante 15 minutos e, pelo menos, 2 vezes ao dia por. Pomadas anti-inflamatórias também podem ser aplicadas durante 4 dias, no máximo. Durante esse período, é preciso evitar fazer muitos esforços, pois os sintomas da lesão podem piorar rapidamente. Se isso acontecer, procure um médico imediatamente.
Cálculos renais (“pedras” nos rins)
O quadro de cálculo renal também pode causar dor nas costas. Essa dor é conhecida como “cólica renal” e é caracterizada por ser muito intensa. Muitas vezes, a pessoa com cólicas renais não consegue caminhar e tem seus movimentos limitados.
Nesse tipo de caso, é importante se dirigir ir à emergência mais próxima para que sejam feitos exames a fim de identificar o cálculo e suas dimensões. Desse modo, é possível iniciar o tratamento apropriado. É importante ressaltar que o único cálculo que tem medicação para “dissolver” é o de ácido úrico, porém ele não é tipo o mais comum. Por isso é fundamental buscar ajuda médica, pois remédios caseiros não conseguem quebrar a pedra. O cálculo mais comum é o de cálcio e para esse, é necessário consultar um profissional para tratar da forma mais adequada.
O médico responsável também pode prescrever anti-inflamatórios para diminuição dos sintomas ou realização de um pequeno procedimento cirúrgico para remoção do cálculo.
Dor ciática
Essa dor ocorre no fundo das costas e se propaga até as pernas. A dor ciática é provocada pela compressão do nervo ciático (localizado na região final da coluna ou nas nádegas). Esse quadro provoca grande dor em forma de “pontadas” com formigamento ou dificuldades para permanecer sentado e/ou andar.
É preciso consultar um ortopedista para que os exames adequados sejam realizados (como ressonância magnética) e o melhor tratamento seja indicado. Geralmente nesses casos, são indicados alguns medicamentos e fisioterapia.
Má postura
Ao dormir, trabalhar e caminhar, todos estamos suscetíveis a praticar más posturas. Posições inadequadas podem resultar em dores fortes na região lombar ou na parte superior das costas. A má postura também aumenta a possibilidade de surgirem outras alterações na coluna, como torcicolo e escoliose.
Nesses casos, são recomendadas mudanças no estilo de vida, para que haja modificação na postura ao trabalhar, caminhar e dormir. Desse modo, é preciso aprender e praticar posições e posturas que distribuem melhor o peso corporal, aliviando a dor nas costas consequentemente. Exercícios como ioga, pilates e demais atividades orientadas por fisioterapeutas, precisam ser praticados para que haja melhora de postura.
Hérnia de disco
A hérnia de disco causa dor no meio das costas. A sensação desconfortável, geralmente, piora ao levantar ou ao ficar muito tempo numa mesma posição. No entanto, é um distúrbio mais comum em pessoas acima dos 45 anos de idade.
A dor da hérnia de disco pode irradiar para as costelas ou para baixo, chegando até os glúteos ou pernas.
Compressa mornas nas costas aliviam, assim como evitar ficar muito tempo na mesma posição. É recomendado ir ao ortopedista para que um raios-X ou Ressonância sejam realizados. Além disso, o tratamento pode incluir fisioterapia. Em casos muito graves, o médico pode optar por cirurgia vascular.