Manter o equilíbrio hormonal é fundamental, pois os hormônios afetam sua saúde física, emocional e mental.
Os hormônios transitam pelos órgãos e tecidos via corrente sanguínea, impactando muitos processos do organismo: desenvolvimento, crescimento, metabolismo, humor, desejo sexual e muito mais.
Quando há desequilíbrio hormonal, as consequências na sua saúde interferem na sua qualidade de vida e bem-estar.
Por isso, vamos entender primeiro quais condições podem ter o desequilíbrio hormonal como origem:
-
Ganho ou perda de peso;
-
Fraqueza muscular;
-
Dores musculares;
-
Cansaço extremo;
-
Redução da libido;
-
Depressão;
-
Alterações de humor;
-
Entre outras.
Como manter o equilíbrio hormonal de forma natural?
-
Alimentação saudável
Uma boa alimentação é um dos pilares da nossa saúde. Uma alimentação que inclui proteínas o suficiente consegue fornecer certos aminoácidos, que por sua vez, geram alguns hormônios essenciais na regulação de inúmeros processos fisiológicos. Essa perspectiva nos leva ao item seguinte.
-
Diminuição do consumo de açúcar
Reduzir a ingestão de açúcar pode auxiliar no equilíbrio dos hormônios: muito açúcar o organismo promove resistência à insulina, portanto, é preciso consumi-lo com cautela.
-
Prática de atividade física
Os exercícios físicos fortalecem e regulam nossa saúde hormonal. Essa prática auxilia a entrega de nutrientes e sinais hormonais, tornando o sistema endócrino mais eficiente.
-
Boas noites de sono
Se você quer ser amigo dos seus hormônios, durma bem! Os níveis hormonais podem alterar ao longo do dia de acordo com a qualidade do seu sono.
-
Autocuidado e saúde mental
Situações de estresse podem prejudicar a produção de hormônios. Busque técnicas e auxílio profissional caso suspeite problemas como ansiedade, depressão ou crises de pânico. Nesses casos, o acompanhamento profissional ajudará a gerenciar emoções e sentimentos, beneficiando sua saúde como um todo.